28.5 C
Dourados
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img

CLIMA EXTREMO – Onda de calor no Canadá pode ter provocado 500 mortes

Na sexta-feira a província da Colúmbia Britânica, no Canadá, registrou 719 mortes num aumento expressivo “repentino e inesperado” na última semana, e cerca de 500 deles podem estar relacionadas à onda de calor que arrasa o país.

O órgão legista registra em média 230 mortes repentinas por semana, quase três vezes menos do que os casos informados nos últimos 7 dias.

As autoridades indicam que o calor desempenhou um papel significativo no aumento dos óbitos, especialmente entre os indivíduos mais velhos que vivem sozinhos em residências privadas com pouca ventilação devido ao clima que antes era tipicamente ameno.

UM DOS LUGARES MAIS QUENTES DO MUNDO

Para se ter uma ideia da onda de calor, no último domingo, 27, a cidade Lytton que fica em meio de montanhas, tornou-se um dos lugares mais quentes do mundo, com a inacreditável marca de marca de 49,6°C.

Com um clima extremo nunca visto, batizado como “domo de calor”, foi causado por uma onda de ar quente de alta pressão que se estende da Califórnia, nos EUA, até territórios árticos no extremo norte do planeta.

O fenômeno chegou até a derreter geleiras, que de tão intenso, provocou tremores que fizeram as estações sísmicas registrarem abalos de magnitude 2,7 no Alasca devido à queda violenta do gelo. O Alasca atingiu 33,3°C na terça-feira.

E segundo o governo do Canada, o número de fatalidades relacionadas ao calor tende a aumentar, já que algumas áreas ainda não informaram o número de mortes súbitas.

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

6,079FãsCurtir
118SeguidoresSeguir
6,930InscritosInscrever
- P U B L I C I D A D E -

VÍDEOS