22.9 C
Dourados
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
spot_img

Servidores penitenciários frustram plano de fuga no Estabelecimento Penal em MS

Servidores penitenciários que atuam no Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA) descobriram um plano de fuga de internos, durante ronda de rotina em torno da unidade penal, na tarde dessa terça-feira (26.10). Por volta das 14h40min, foi constatado por um servidor que parte da grade da janela da cela 13 (solário “C”) estava serrada.

Visando não só impedir a fuga, como também identificar os envolvidos e descobrir os materiais utilizados para o corte na grade, o corpo de segurança foi acionado pela direção do presídio, e profissionais que estavam de folga foram convocados para reforçar os trabalhos.

“Todos os servidores se prontificaram para o cumprimento da missão e, em 20 minutos, grande parte da equipe já estava de prontidão na unidade para execução dos trabalhos”, agradeceu o diretor do EPA, Cláudio Alviço.

Os servidores realizaram então uma revista tipo pente fino no interior da cela 13, que durou cerca de duas horas e meia. Eles encontraram nove pedaços de serra de metal, de, aproximadamente, 10 cm cada, e um aparelho de celular. Os pedaços de serra estavam enterrados no chão da cela.

Um interno assumiu a propriedade dos materiais proibidos e afirmou que também havia realizado o corte na grade. Ele vai responder pela falta grave cometida e pelo crime de dano ao patrimônio, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

Com a ação, os servidores conseguiram impedir a possibilidade de uma tentativa de fuga em massa, já que na cela havia 33 internos. O local foi isolado para os reparos necessários e um processo administrativo disciplinar foi aberto para investigar as circunstâncias do fato, entre elas, buscar identificar como o interno teve acesso ao material proibido.

Toda a ação foi comunicada à Diretoria de Operações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Para a direção da Agepen, a frustração do plano de fuga demonstra o bom trabalho que é exercido por parte dos servidores que, atentos, agiram rapidamente, evitando a efetivação da ocorrência.

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

6,069FãsCurtir
118SeguidoresSeguir
6,940InscritosInscrever
- P U B L I C I D A D E -

VÍDEOS