18 C
Dourados
quinta-feira, agosto 14, 2025

Sobe para 12 o número de mortes causada pela contaminação do H3N2 em MS

Neste domingo (9), foi registrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) a morte de mais duas pessoas devido a contaminação por H3N2, subtipo da influenza A.

As vitimas são residentes no municípios de Miranda e Ponta Porã, com esses dois óbitos Mato Grosso do Sul já somam 12 vidas perdidas devido a doença em decorrência da infecção.

De acordo com a SES, trata-se de duas mulheres, de 63 e 91 anos. Apenas uma delas possuía comorbidades:

O primeiro óbito foi registrado no dia 21 de dezembro onde um jovem de 21 anos, morador de Campo Grande morreu devido a doença.

REGISTRO DE OBITOS

CORUMBÁ –- uma idosa de 76 anos;

DOURADOS – uma mulher, de 55 anos;

CAMPO GRANDE – uma mulher de 35 anos;

DOURADOS – uma mulher, de 71 anos;

CAMPO GRANDE – homem de 21 anos;

PONTA PORÃ – mulher 63 anos, tinha doença cardiovascular crônica e diabetes;

MIRANDA – idosa de 91 anos, não possuía nenhuma comorbidade

CUIDADOS;

O vírus H3N2 é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Por ser um vírus respiratório, a prevenção contra ele é igual ao da Covid-19: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

SINTOMAS

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

Pelo fato de o influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

Pessoas que apresentarem sintomas gripais deverão procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liandra solicita melhorias na iluminação dos trevos da BR-463

Durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, nesta segunda-feira (11), a vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou indicação direcionada ao deputado...

REDES SOCIAIS

5,943FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS