30 C
Dourados
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img

Atenção papais – Procon divulga pesquisa de material escolar, confira

Em 47 produtos foram encontrados uma diferença superior a 105% entre o estabelecimento com menor preço e o de maior preço

O Procon realizou nesta segunda-feira (17), a pesquisa de material escolar em dez estabelecimentos comerciais da cidade.

Foram pesquisados 69 itens e algumas das maiores diferenças de preço encontradas foram:  a lantejoula 30g (725%), o apontador de lápis simples sem depósito (525%), a cola colorida 20g (495%), o lápis preto (350%), o glitter 30g (316,67%), o esquadro (316,67%), a lapiseira (314,14%), o caderno caligrafia brochura 48 folhas (305,88%) e a fita adesiva 12×10 (297,50%).

Em 47 produtos dentre os pesquisados nos estabelecimentos deste levantamento foi encontrada uma diferença superior a 105% entre o estabelecimento com menor preço e o de maior preço.

Já em relação à pesquisa realizada no mês de janeiro de 2021 houve diferença de valor com alta de aproximadamente 8%.

De acordo com o Procon, esta pesquisa tem como principal objetivo fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços, que ele pode encontrar no mercado de material escolar, chamando a atenção para a necessidade da comparação antes da compra. Na busca pelo menor preço é importante que o consumidor não se esqueça de atentar pela qualidade e procedências dos produtos, evitando ter de efetuar novamente compras de materiais que deveriam durar ao menos até o final do ano letivo.

Qualquer dúvida ou reclamação ligue 151 ou 3411-7754.

Confira 8 dicas dos Procons para economizar na compra do material escolar:

1.        Aproveite a ocasião e leve seu filho para as compras

Comprar o material acompanhado pelos filhos pode ser um bom momento para educá-lo financeiramente, explicando o motivo da escolha dos itens e dos estabelecimentos. A criança poderá compreender melhor se tudo for explicado e acompanhado por ela, pois você mostrará na prática por que não está escolhendo o material que ela pediu.

2.        Fique atento aos seus direitos

O prazo para reclamar de produtos não duráveis que tenham apresentado problemas é de 30 dias; no caso dos duráveis, o prazo aumenta para 90 dias. Nas compras pela internet, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, contados a partir do recebimento do produto ou da data da assinatura do contrato.

3.        Cuidado ao comprar de vendedores ambulantes

O preço dos produtos comprados em vendedores ambulantes pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e muitas vezes os produtos não possuem certificação do órgão responsável. Canetas hidrográficas costumam ser um grande problema: caso falhem (e você não tenha visto na hora da compra), não conseguirá trocá-las.

4.        Fique atento aos produtos de marca

Nem sempre o material mais sofisticado é o mais adequado ou de melhor qualidade. Fique de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos: eles costumam ser mais caros.

5.        Compre em conjunto

Reúna-se com outros pais para uma compra coletiva. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades.

6.        Troque livros

Participe ou incentive uma troca de livros didáticos com pais que possuem filhos com idades escolares diferentes. Comprando de segunda mão você pode economizar bastante.

7.        Só compre o necessário

Confirme com a escola se toda a lista é realmente necessária para aquele ano letivo e verifique se há produtos da lista que você já possui em casa – mesmo se já foram utilizados por outra criança, eles podem ser reaproveitados.

8.        Pesquise preços

O ideal é comparar valores em diversos pontos de venda, como papelarias, depósitos, lojas virtuais, lojas de departamentos e livrarias. Três a cinco estabelecimentos costumam ser suficientes para abranger os preços do mercado.

Confira a lista completa da pesquisa: PESQUISA-MATERIAL-ESCOLAR

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

6,079FãsCurtir
118SeguidoresSeguir
6,930InscritosInscrever
- P U B L I C I D A D E -

VÍDEOS