O combate ao racismo foi um dos principais assuntos debatidos na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Paulo, na tarde desta terça-feira (3/5). Vereadores e vereadoras da Casa repudiaram uma fala proferida por um parlamentar.
Racismo
Durante a reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos, realizada na manhã de hoje no Plenário 1º de Maio, o vereador Camilo Cristófaro (PSB), que participou do trabalho da Comissão de maneira remota, teve o áudio e vídeo vazado com conteúdo denunciado como racista.
O presidente da Câmara, vereador Milton Leite (UNIÃO), que já havia lamentado a denúncia de racismo através de nota, se manifestou em Plenário. Milton falou que a Casa não aceita atitudes racistas. “É inaceitável ter que ouvir o que eu ouvi neste Plenário por um parlamentar contra a população de raça negra”.
Milton Leite informou que os fatos estão sendo apurados e serão encaminhados para a Corregedoria do Parlamento paulistano. “Que o corregedor dê celeridade ao processo. O desfecho cabe aos seus membros da Corregedoria. Não dá para aceitar mais isso”.
O chefe do Legislativo municipal disse ainda que se sentiu ofendido com a fala e considerou “triste assistir isso na Câmara Municipal de São Paulo”. “Como é triste ter que emitir nota oficial, como é triste ver a imprensa correndo atrás de tudo isso e vereadores tendo que processar uns aos outros na Corregedoria”.