A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Rio Verde de MT/MS, em operação conjunta com a 1ª Delegacia de Polícia de Coxim e a Polícia Militar, por meio da Rondas Ostensivas Táticas do Interior (ROTAI), efetuou, no dia 28/06, a prisão de diversos integrantes de grupo criminoso sediado na região norte do Estado, apreendendo expressiva quantidade de material entorpecente que seria distribuído nas chamadas bocas de fumo.
A investigação foi desencadeada através da operação “EXPURGO”, com início na cidade de Rio Verde de MT/MS, sendo os alvos monitorados há pelo menos 2 (dois) meses pela Seção de Investigação (SIG), que conseguiu identificar a organização criminosa. Verificou-se que parte da droga destinada para a cidade de Rio Verde de MT/MS era oriunda da cidade de Coxim e pertencente ao grupo criminoso chefiado por L. A. D. N., preso no presídio de segurança máxima de Campo Grande/MS, porém responsável pelo recrutamento de agentes e pela aquisição e distribuição dos entorpecentes.
Ao longo da investigação, foram identificadas e qualificadas pelo menos 12 pessoas relacionadas com a organização, dentre elas três adolescentes que eram recrutados para a prática criminosa. No total, nove pessoas foram presas em flagrante delito, dentre elas o líder do grupo criminoso que já se encontrava preso, enquanto outras três pessoas serão devidamente indiciadas no decorrer da investigação, todas pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico, bem como pelo pertencimento à organização criminosa.
Ainda, parte do grupo será responsabilizado pelo crime de lavagem de dinheiro, considerando que parte do lucro era dissimulado em aquisições de veículos e no arrendamento de um estabelecimento comercial (bar) na cidade de Coxim/MS. Nas residências vistoriadas foram encontrados diversos elementos de crime, sendo apreendidos aproximadamente 400g de cocaína, 2kg de pasta base de cocaína, 10kg de maconha, R$ 2.500,00 em espécie, três motocicletas e um veículo automotor.
No decorrer do dia, com as informações repassadas ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) e com o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), foram realizadas vistorias administrativas no presídio em questão, sendo encontrados e apreendidos quatro aparelhos celulares clandestinos e um modem de internet no interior das celas.
Com a atuação conjunta entre as forças policiais, foi possível desmantelar grande parte dos associados ao grupo criminoso. A ação foi intensificada com a proximidade da operação “NARCO BRASIL”, com coordenação de nível nacional visando a repressão e combate ao tráfico ilícito de entorpecentes.
Veja também