30.9 C
Dourados
terça-feira, fevereiro 17, 2026

Prefeitura lança o “Calma Dourados – Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno”

Comitê vai fortalecer as ações em relação à saúde materna- infantil, principalmente a questão do aleitamento

Na manhã desta quarta-feira (31), a Prefeitura de Dourados por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), lançou o “Calma Dourados – Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno”. O objetivo do comitê é implantar uma instância interinstitucional e multiprofissional, com o propósito de articular e interagir com os diversos órgãos governamentais e não governamentais, gestores e executores de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no município.

“O comitê vem para tentar fortalecer as ações em relação à saúde materna- infantil, principalmente a questão do aleitamento. Queremos promover as ações sobre o aleitamento materno não apenas durante o “Agosto Dourado”, mas manter o ano todo e o comitê permite envolver diversos setores da sociedade nesta causa”, comentou Waldno Lucena Junior, secretário municipal de Saúde.

Mariana Faria Gonçalves, Coordenadora da Rede de Atenção Materno Infantil de Dourados e idealizadora do “Calma Dourados”, explica que os índices do aleitamento materno exclusivo no Brasil são baixíssimos, o que reforça a importância das campanhas e ações de apoio à amamentação.

“O leite materno é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, reduz a mortalidade infantil, entre outros benefícios. Mas essa responsabilidade não é só da mãe, ela deve ser de toda a sociedade. A mãe que amamenta, a família apoiando e profissionais da Saúde orientando. O comitê vai promover reuniões a cada 2 meses para capacitações e planejamento de ações, que durem todo o ano”, concluiu Mariana Faria.

OUTRAS NOTÍCIAS

Começam nesta terça as pré-inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Começa nesta terça-feira (17) o período de cadastramento de currículo e pré-inscrição para interessados no programa Pé-de-Meia Licenciaturas 2026.O registro deve ser feito...

AGU decide que autor de feminicídio deve ressarcir pensão paga pelo INSS

Ações da Advocacia-Geral da União (AGU) visam responsabilizar financeiramente condenados por feminicídio pelas pensões por morte pagas pelo INSS.O número de processos movidos...

REDES SOCIAIS

6,778FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS