A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Dourados), é uma das parceiras da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) na Ação Cidadania, desenvolvida na Penitenciária Estadual de Dourados. Objetivo é ofertar assistência na área de saúde às pessoas privadas de liberdade.
O SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento) esteve presente na ação sendo responsável pelo acolhimento dos pacientes identificados, via triagem e testagem rápida de: HIV, sífilis, Hepatite B e C, bem como pela realização da análise laboratorial de Carga Viral do material de todos os pacientes com precisão de tratamento e acompanhamento. Os exames foram realizados pela bioquímica do SAE/CTA, Fabiana Chagas Coelho.
A parceria entre o SAE/CTA e a PED vai além da ação isolada, sendo prática do cotidiano o encaminhamento das necessidades de atendimento dos pacientes privados de liberdade ao Serviço de Atendimento Especializado, que promove a realização dos exames preconizados para tratamento, a dispensação dos antirretrovirais, e ainda proporciona o atendimento dentro da instituição.
De acordo com a gerente do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Aurenita Barbosa, profissionais médicos e enfermeiros realizam consulta interna na PED, com intervalos semestrais. “Assim é facilitado o acesso da população vulnerável aos profissionais de saúde, para compreensão dos resultados de exame e das progressões do tratamento. Esse contato, direto e constante, fortalece a participação do paciente em seu processo de cuidado e facilita o manejo e prevenção das infecções”, assinalou.