A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) realizou, na última sexta-feira (4), a cerimônia de posse dos novos integrantes do CAP (Conselho de Administração Penitenciária). O evento, que ocorreu na sede da agência, reforçou a representatividade e a gestão democrática no sistema penitenciário do estado.
Na ocasião, foram empossados três membros efetivos, eleitos por meio de voto direto dos servidores, além de três suplentes. A presidência da Agepen também nomeou dois membros titulares.
As atribuições do CAP incluem supervisionar as atividades dos servidores, deliberar sobre questões internas e analisar pedidos de reabilitação funcional. O mandato dos conselheiros é de dois anos, podendo ser renovado.
O evento contou com a presença do diretor-presidente da Agepen, que destacou a importância dos membros do conselho na promoção da justiça e valorização dos servidores. Ele elogiou a comissão que coordenou as eleições e assinalou que essa é a primeira eleição unificada, sem distinções por áreas de atuação, refletindo um fortalecimento do conselho.
Adicionalmente, o diretor-geral da Polícia Penal ressaltou o papel dos conselheiros como um elo entre a administração e os servidores, especialmente em um momento de transição em sua estrutura.
A nova composição do CAP (2025-2026) é a seguinte:
**Membros Efetivos Eleitos:**
– Dejair Santana Junior
– Liléia Souza Leite
– Danieli Tinoco de Aquino
**Membros Indicados pelo Diretor-presidente:**
– Ana Paula Lopes
– Lauzimar Dias Acosta
**Membros Suplentes Eleitos:**
– Leoney Martins Duarte Barbosa
– Jean Carlos da Silva Cunha
– Clemente Morata Hernandes