O prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) encerra-se às 23h59 desta terça-feira (8), de acordo com as informações do edital do CNU 2025.
A isenção está disponível apenas para candidatos que atendam a certos critérios, como estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ser doador de medula óssea reconhecido pelo Ministério da Saúde, ou ter sido bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou ter obtido financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação.
Os pedidos de isenção devem ser feitos online no sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV) usando login do portal Gov.br. O envio da documentação necessária deve ser feito por meio do mesmo sistema, e apenas arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG e PDF, com máximo de 5MB, serão aceitos.
Vale destacar que documentos entregues pessoalmente ou enviados por outros meios não serão considerados. O edital recentemente revisto dispensou os inscritos no CadÚnico de fornecer o Número de Identificação Social (NIS) para provar a condição de hipossuficiência econômica.
Para aqueles que se qualificam por meio do Prouni ou Fies, é necessário indicar essa opção durante a inscrição. Os doadores de medula óssea devem anexar documentos específicos, como identidade com foto e comprovantes de doação.
É importante ressaltar que a participação anterior em programas sociais não garante isenção automática; cada candidato deve solicitar a isenção para este concurso. Além disso, todas as solicitações serão submetidas a uma análise pela FGV, e informações falsas poderão levar à exclusão do concurso.
A FGV vai verificar os dados fornecidos com os órgãos responsáveis pelo CadÚnico, Prouni e Fies, além do registro de doadores de medula óssea. Os resultados preliminares serão divulgados no dia 10 de julho no site do concurso. Em caso de indeferimento, o candidato poderá recorrer entre os dias 11 e 14 de julho, com resultados finais dos recursos a serem divulgados em 18 de julho.
Os que tiverem a solicitação de isenção negada devem pagar uma taxa de R$ 70 até 21 de julho. A não quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU) resultará no cancelamento automático da inscrição.
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas objetivas programadas para outubro e dissertativas em dezembro, apenas para aprovados na etapa anterior. As provas serão aplicadas em 228 cidades em todo o Brasil. A validade do concurso é de 12 meses, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.