A capital pernambucana celebra, há mais de 325 anos, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Os festejos tiveram início em 6 de julho e atingem seu auge nesta quarta-feira, 16 de julho.
Milhares de devotos são esperados na Basílica do Carmo, localizada no bairro Santo Antônio, além do Claustro do Convento e da Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Ao longo do dia, 25 missas estão programadas, iniciando às quatro da manhã. A expectativa é que aproximadamente 1,5 milhão de fiéis visitem o templo religioso durante os 11 dias de celebrações.
Às 16h30, está marcada a Missa Solene Campal, que será conduzida por Dom Paulo Jackson, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife. Na sequência, acontece a tradicional procissão luminosa, onde os fiéis acompanharão a imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, seguindo pelas principais avenidas do centro do Recife, com retorno ao Pátio do Carmo. A partir das 19h30, inicia-se a programação de shows culturais no Pátio do Carmo.
Os ritos religiosos podem ser acompanhados pelo canal da Basílica do Carmo no YouTube.
Em 2026, a Festa do Carmo comemorará 330 anos de tradição. O Conjunto Arquitetônico que abriga a Basílica e o Convento Nossa Senhora do Carmo em Recife é protegido como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan desde 1938.