Corumbá (a 420 km de Campo Grande) recebeu, na quinta-feira (7), a Capacitação Regionalizada para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) promovida pela Superintendência do Terceiro Setor da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). O encontro foi realizado no auditório do Colégio Salesiano de Santa Tereza.
A iniciativa teve como objetivo orientar OSCs sobre uso de recursos públicos, transparência e prestação de contas. O público-alvo inclui entidades que atuam em áreas e populações em que o Estado tem menor alcance, como vítimas de violência, pessoas em situação de rua, indígenas, LGBTQIA+, idosos e dependentes químicos.
Uma das organizações atendidas foi o Imnegra (Instituto da Mulher Negra do Pantanal), com sede no centro da cidade. O instituto realiza doações de roupas e livros, oferece cursos de costura gratuitos, administra um brechó, comercializa artesanatos e desenvolve ações de valorização da cultura afro-brasileira.
Entre as pessoas beneficiadas pelas atividades do Imnegra estão Daniela Cristina Dias de Oliveira, que aprendeu costura em 2014 e mantém a atividade como fonte de renda, e Evandreia Lopes Soares, que integrou o instituto durante a pandemia para a produção de máscaras de pano e passou a atuar como monitora de cursos e associada ao instituto.
A capacitação integra ação regionalizada da Sead destinada a fortalecer a gestão das OSCs em municípios de Mato Grosso do Sul. O superintendente do Terceiro Setor, José Henrique Denis, conduziu a capacitação em Corumbá.