O município de Dourados recebeu, nos últimos dias 7 e 8 de agosto, a terceira edição da Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados. O evento, no auditório do Bloco 10 da Unigran, reuniu representantes de instituições regionais, estaduais e federais, coletivos sociais, conselhos, universidades e lideranças comunitárias de municípios da região e retomou, após mais de uma década sem ser realizado, seu papel como espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas.
Com o tema “Direitos Humanos e Cidadania: Construção Coletiva para a Justiça Social, Democracia e Dignidade”, a conferência debateu desafios e estratégias para a efetivação de direitos, envolvendo pautas ligadas à população LGBTQIAPN+, povos indígenas, quilombolas, PCDs, comunidades campesinas, famílias imigrantes, população idosa e estudantil.
Durante o encontro, o vereador Franklin Schmalz (PT) foi eleito delegado para representar Dourados na etapa estadual da Conferência, reforçando sua atuação em defesa da justiça social e da igualdade. Franklin também recebeu Moção de Congratulação pelo compromisso com a promoção e defesa dos direitos humanos, reconhecimento entregue durante a programação.
“Este momento representa a retomada de um espaço fundamental para que a sociedade civil, o poder público e diferentes instituições possam dialogar e construir políticas que garantam dignidade e democracia para todos”, afirmou Franklin.
A etapa estadual está prevista para setembro em Campo Grande e a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos (13ª ConDH) está programada para ocorrer em dezembro de 2025, organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). O evento visa construir propostas para um Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH), com etapas municipais, estaduais e nacional, buscando a participação ampla da sociedade.