Etapas preparatórias da Conferência Estadual de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor, prevista para novembro, têm reforçado a atuação dos Procons em Mato Grosso do Sul. Ivinhema e Campo Grande já realizaram ações de mobilização relacionadas a pelo menos um dos cinco eixos temáticos do evento: gênero, geração, etnia e raça, pessoas com deficiência e a perspectiva dos fornecedores na relação de consumo.
As iniciativas têm sido promovidas pela Escola do Consumidor, o que ampliou a participação de diferentes segmentos da sociedade no processo preparatório.
Atenção aos idosos
As primeiras atividades em Ivinhema e na Capital foram direcionadas a pessoas idosas, identificadas como grupo vulnerável a golpes e descontos indevidos em pensões e aposentadorias. Centros de convivência mobilizaram participantes para orientações sobre proteção de dados e identificação de propostas suspeitas recebidas por aplicativos de mensagens e redes sociais.
Dos encontros resultaram propostas práticas, entre elas a criação de canais de suporte para registro de denúncias e campanhas educativas para facilitar a identificação de fraudes.
Outras ações
Em Campo Grande, serão realizadas conferências livres envolvendo indígenas, pessoas com deficiência e jovens aprendizes do Instituto Mirim. A equipe do Procon também encaminhou o primeiro relatório do evento com idosos realizado no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza.
A Escola do Consumidor, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), tem apoiado universidades e entidades de classe interessadas em promover conferências livres sobre os desafios da efetivação dos direitos do consumidor.
Mais informações e orientações para participação estão disponíveis no site do Procon Mato Grosso do Sul. Contato: (67) 3316-9816 e escoladoconsumidor@procon.ms.gov.br.