O vereador Marcelo Mourão (PL) está articulando a Prefeitura de Dourados para reservar espaço exclusivo às chamadas “mães atípicas” nas feiras municipais. A proposta tem como objetivo criar oportunidades de geração de renda e ampliar a dignidade dessas mulheres, muitas vezes as únicas provedoras da família.
Em Dourados, há cerca de 500 famílias com integrantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para cobrar a medida, Mourão se reuniu com o secretário de Agricultura, Bruno Cezar Álvaro Pontim, e pediu a viabilização da iniciativa junto à administração pública.
Segundo a Prefeitura, o secretário comprometeu-se a estudar formas de inclusão dessas empreendedoras nas feiras. A ação busca também aumentar a conscientização sobre o TEA, reduzir preconceitos e promover maior empatia na sociedade.
No ano passado, o parlamentar apoiou a realização da Primeira Feira de Mães Atípicas de Dourados, realizada na Praça Antônio João, evento apontado como pioneiro no país. A próxima etapa do projeto é sua institucionalização, com a garantia de um espaço fixo para comercialização de produtos e fortalecimento das redes de apoio às mães envolvidas.