Na manhã do dia 14, policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERF) prenderam um homem suspeito de produzir e tentar passar notas falsas em estabelecimentos comerciais da 4ª Área da Capital, região do Anhanduizinho.
A ação começou após denúncias sobre a circulação das cédulas. Investigadores realizaram diligências nas imediações, colheram relatos de vítimas e obtiveram imagens que ajudaram a identificar as características físicas e as roupas do suspeito.
As apurações apontaram que o indivíduo havia solicitado um veículo por aplicativo até a Avenida Marginal Bálsamo, Núcleo Habitações Universitárias. No endereço posteriormente identificado como sua residência, os policiais localizaram Gabriel Ferreira da Silva, de 19 anos, reconhecido pela equipe e ainda trajando as mesmas vestes observadas nas imagens.
Com o suspeito foram apreendidas diversas notas falsas. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à DERF junto ao material apreendido.
As cédulas apresentavam grande semelhança com as originais, o que dificultou a identificação por comerciantes; em vários casos, a falsidade só foi constatada com o uso de luz ultravioleta ou canetas detectoras químicas.
Conforme registros da delegacia, Gabriel possui antecedentes por crimes patrimoniais e havia sido preso em 22 de julho de 2025, sendo indiciado por roubo impróprio em inquérito instaurado pela mesma DERF.