Emissoras públicas de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) registraram alta de audiência em julho, segundo dados da Kantar Ibope Media, confirmando tendência observada no segundo trimestre de 2025.
A rede da Rádio Nacional apresentou crescimento em várias capitais. No Rio de Janeiro, a estação FM 87,1 cresceu 28% em julho e passou a figurar como a 15ª rádio mais ouvida da região metropolitana. Em São Paulo, a audiência da Rádio Nacional avançou 9% em julho ante junho. No Grande Recife, o aumento foi de 16%. Em Brasília, a audiência subiu 5%, tornando a emissora a rádio pública mais ouvida da capital federal.
As emissoras da Rádio MEC também tiveram elevação em julho. No Rio de Janeiro, a audiência cresceu 7%; em Brasília, 12%; e em Belo Horizonte, 27%, todas as comparações feitas com o mês anterior.
O levantamento trimestral da Kantar Ibope Media para o segundo trimestre de 2025 já apontava crescimento na rede da Rádio Nacional. Na faixa das 6h às 19h houve, em média, aumento de 27% em relação ao trimestre anterior, impulsionado especialmente pelo desempenho das estações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No período, a rede registrou média de 13.982 ouvintes por minuto na faixa das 6h às 19h. Todas as faixas horárias avaliadas mostraram crescimento — 6h–19h, 5h–00h e 5h–5h — com maior avanço percentual no período diurno.
Dados por praça no trimestre mostram que a Rádio Nacional FM 87,1 (São Paulo) alcançou 5.729 ouvintes por minuto na faixa de 6h às 19h, aumento de 59%; no intervalo das 5h à meia-noite o crescimento foi de 54%. No Rio de Janeiro, a estação teve alta de 25% na mesma faixa horária e entrou no ranking das 15 mais ouvidas da região metropolitana. Em Recife, a média foi de 1.476 ouvintes por minuto, com crescimento de 24% no trimestre.
A rede da Rádio Nacional é formada pelas emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, que contam com medição mensal da Kantar Ibope Media. Também integram a rede outras estações sem aferição regular, como São Luís (MA), Tabatinga (Alto Solimões, AM), o sistema de alta potência AM 980 e transmissões em ondas curtas voltadas à região amazônica.