22.8 C
Dourados
terça-feira, agosto 26, 2025

ANA declara escassez hídrica nos rios Juruá e Purus

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou estado de escassez hídrica crítica nos rios Juruá e Purus e em seus afluentes Acre e Iaco, que atravessam os estados do Amazonas e do Acre. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e tem validade até 31 de outubro.

A medida foi tomada após constatação de que as chuvas estão abaixo da média desde 2023. A diretoria da agência justificou a ação como necessária para avaliar os impactos da estiagem sobre o uso da água e para implementar medidas de mitigação.

Entre as ações previstas estão a criação de tarifas especiais para cobrir custos adicionais no abastecimento e a aceleração do reconhecimento de calamidade pública por parte do governo federal, o que facilitaria o envio de socorro financeiro e logístico a estados e municípios afetados.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) indicam previsão de precipitações abaixo da média até outubro. Apesar do período natural de vazante, os níveis atuais dos rios estão bem inferiores ao esperado, ampliando riscos sociais, econômicos e ambientais na região.

A declaração da ANA pode ser prorrogada caso a escassez persista ou suspensa antecipadamente se as chuvas elevarem os níveis dos rios.

OUTRAS NOTÍCIAS

Câmara aprova projetos e indica melhorias para bairros de Dourados na 29ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Dourados realizou a 29ª Sessão Ordinária nesta segunda-feira (25), com a apreciação e votação de projetos, além de indicações que visam melhorias de infraestrurtura...

REDES SOCIAIS

5,940FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS