Os vereadores de Dourados receberam na manhã desta quarta-feira (4) o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Informação (SEMADESC), Jaime Verruck; o secretário de Estado Adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior; e o secretário-executivo da SEQUALIT, Esaú Aguiar. A reunião foi coordenada pela presidente da Câmara, Liandra da Saúde (PSDB).
Durante a reunião, Jaime Verruck apresentou dados sobre o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul e de Dourados. Segundo a apresentação, Dourados ocupa a terceira posição no Estado em abertura de empresas. Em 2024, foram abertas mais de 76 mil empresas no município, responsáveis por gerar mais de 17 mil empregos. Os setores que mais empregaram foram abate e fabricação de produtos de carne, construção de edifícios e produção de biocombustíveis.
A exposição também destacou o papel das grandes empresas na geração de empregos e no fluxo de exportações e importações, apontando Dourados como um polo relevante para o agronegócio. Na sequência, foram discutidas a importância de investimentos privados e a necessidade de parcerias entre governo e iniciativa privada para a criação de programas e incentivos voltados à geração de empregos, qualificação profissional e desenvolvimento econômico.
O secretário colocou-se à disposição para receber demandas do município e estreitar a cooperação entre Estado e prefeitura na busca por políticas públicas e recursos mais efetivos para a população. A presidente da Câmara propôs a realização de uma audiência pública para ampliar o debate sobre os temas relacionados à SEMADESC e incluir a participação da sociedade.
Ao final do encontro, Jaime Verruck recebeu dos vereadores o Título de Cidadão Douradense, proposto pelo vereador Cemar Arnal.
Participaram da reunião os vereadores Rogério Yuri (PSDB), Márcio Pudim (PSDB), Elias Ishy (PT), Jânio Miguel (PP), Inspetor Cabral (PSD), Karla Gomes (Podemos), Laudir Munaretto (MDB), Pedro Pepa (União Brasil), Dalton Ribeiro (PL), Alex Cadeirante (PSDB), Sargento Prates (PL), Cemar Arnal (PP), Edson Souza (União Brasil), Sérgio Nogueira (PP), Marcelo Mourão (PL) e Dill do Povo (União Brasil).