São Luís recebe a partir de hoje (27) a 9ª Quelly — Mostra Internacional de Cinema de Gênero e Sexualidade, que visa dar visibilidade a produções nacionais e estrangeiras sobre pautas da comunidade LGBTQIAPN+.
A exibição de abertura será o longa Salomé, dirigido por André Antônio e premiado com sete troféus no Festival de Brasília no ano passado. A sessão, com entrada gratuita, está marcada para as 19h, no Teatro João do Vale, no Centro Histórico da capital maranhense.
Na quinta-feira (28), o diretor André Antônio participa de uma conversa sobre processos criativos, linguagem cinematográfica e a construção de narrativas de gênero no cinema brasileiro. Na sexta e no sábado seguintes, a atriz Aura do Nascimento, protagonista de Salomé, ministra a oficina Metamorfose no Espaço Cultural Chão SLZ, voltada para técnicas de manipulação de imagens digitais.
A mostra reúne pelo menos 20 filmes — entre curtas, médias e longas — que tratam da vivência LGBT+ em temas variados, como raça, comunidades quilombolas, envelhecimento e descoberta da sexualidade. As sessões vão até 30 de agosto; os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada exibição.
A lista completa de filmes e a programação podem ser consultadas na página oficial da mostra no Instagram.