19 C
Dourados
quarta-feira, agosto 27, 2025

Norte de Mato Grosso do Sul emerge como nova fronteira do desenvolvimento sustentável

O Governo de Mato Grosso do Sul colocou a região norte como nova fronteira de desenvolvimento em reunião do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), realizada em Coxim na segunda-feira (25).

O encontro, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), contou com a presença do secretário Jaime Verruck, dos secretários-executivos Rogério Beretta e Esaú Aguiar, além de prefeitos dos 14 municípios integrantes do consórcio e do prefeito convidado de Chapadão do Sul.

Na pauta, foi apresentada uma análise sobre conversão de áreas para agricultura, apontada como potencial atrativo para atração de investimentos. Também foram tratadas estratégias para preservar e fortalecer a pecuária regional, com foco em práticas como confinamento e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Durante a reunião, o governo destacou avanços econômicos recentes, entre eles aportes privados superiores a R$ 80 bilhões nos últimos anos, e metas estaduais como a de atingir carbono neutro até 2030. Foram lembrados investimentos em infraestrutura promovidos pelo programa MS Ativo, como o porto de Coxim e obras na BR-163.

O turismo regional entrou na estratégia de desenvolvimento, com a identificação de atrativos no norte do estado — incluindo a pesca esportiva em Coxim — e da infraestrutura de acesso oferecida pela BR-163 e por aeroportos regionais, apontados como elementos para aumentar a atração de visitantes.

Também constaram da agenda propostas institucionais e regulatórias: fortalecimento do consórcio, criação de uma Câmara Técnica de Desenvolvimento Regional, maior participação municipal nas negociações com grandes investidores, descentralização do licenciamento ambiental e medidas para amenizar restrições legais que têm limitado a expansão industrial na região.

Adaptação às mudanças climáticas, alinhamento estratégico entre Estado e municípios e a consolidação do Cointa como instância de governança regional foram outros temas discutidos. Os prefeitos presentes buscaram apoio do governo estadual para transformar o norte em um território de oportunidades capaz de ampliar emprego e renda com sustentabilidade.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

5,940FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS