19.8 C
Dourados
quinta-feira, agosto 28, 2025

Polícia apreende seis toneladas de café impróprio no Rio de Janeiro

Seis toneladas de café foram apreendidas no estado do Rio de Janeiro após uma fiscalização de dois dias que detectou produtos impróprios para consumo em 15 estabelecimentos entre mercados e indústrias.

A ação, denominada Operação Café Real, percorreu regiões da capital, Serrana, dos Lagos, Norte, Noroeste e Sul Fluminense. Participaram da operação a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon-RJ, a Polícia Militar, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e procons municipais.

As medidas partiram de denúncias da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que apontou a venda de produtos adulterados na capital e nos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Carmo, Cantagalo e São Fidélis. Em Cordeiro, foram encontrados pacotes com selo da Abic falsificado, indicando um grau de sofisticação nas fraudes.

Amostras recolhidas durante as vistorias serão encaminhadas para análise pela Abic. Segundo a Sedcon, o chamado “café fraudado” tem ganhado espaço no mercado após a alta de preço do produto puro e é comercializado irregularmente como tal, podendo conter impurezas ou aditivos não autorizados.

A Portaria 570 do Ministério da Agricultura admite tolerância máxima de 1% de impurezas como cascas e pequenos paus. A legislação, porém, não permite a adição intencional de outros elementos — por exemplo milho ou grãos diversos — prática que configura engano ao consumidor e pode oferecer riscos à saúde.

Autoridades ressaltaram que a fiscalização busca coibir adulterações, proteger a saúde pública e evitar prejuízos financeiros ao consumidor. O consumo de produtos adulterados pode provocar problemas gastrointestinais e outras complicações.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,866FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS