25 C
Dourados
sexta-feira, agosto 29, 2025

Morre Íris Lettieri, a voz dos anúncios do aeroporto do Rio de Janeiro

A locutora Íris Lettieri Costa morreu nesta quinta-feira (28), aos 84 anos. Conhecida como “a voz do aeroporto”, ela anunciava partidas e chegadas no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro por cerca de quatro décadas.

Íris sofreu um infarto fulminante em sua casa na zona sul do Rio. Nos dois dias anteriores, esteve internada por complicações relacionadas ao diabetes.

Com voz aveludada e timbre identificável, Íris foi a primeira mulher a atuar como locutora de telejornais no Brasil. Iniciou a carreira no rádio no final dos anos 1950 e assinou diversos comerciais para rádio e televisão ao longo da trajetória.

Trabalhou como locutora de jornais na TV Continental, TV Tupi e na Manchete. Em 1983 integrou a equipe inaugural do Jornal da Manchete, programa que, nos primeiros meses, tinha três horas de duração. Na emissora, também apresentou o Manchete Panorama e participou do Programa de Domingo.

A família de Íris é ligada à comunicação e à música: o pai, José Avelino da Costa, foi locutor da Rádio Cruzeiro do Sul, e a mãe, Josélia Lettieri, dava aulas de piano, teoria, harmonia, canto e dicção.

A concessionária RIOgaleão, responsável pela operação do aeroporto, divulgou nota de pesar e destacou a importância do trabalho de Íris para a memória de passageiros e para a história da comunicação e da aviação no Rio de Janeiro, além de manifestar solidariedade à família.

Ainda não há informações sobre velório e enterro.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,865FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS