A seleção brasileira masculina de basquete conquistou a AmeriCup após 16 anos, ao vencer a Argentina por 55 a 47 na final disputada na noite de domingo (31) em Manágua, Nicarágua. O duelo, entre rivais históricos, foi equilibrado e terminou com a vitória brasileira.
O título é o quinto do Brasil em 20 edições da competição; o título anterior havia sido conquistado em 2009. Três anos atrás, na AmeriCup realizada em Recife (PE), o Brasil também chegou à final, mas perdeu para a Argentina por 75 a 73.
Os Estados Unidos ficaram com o bronze ao derrotar o Canadá por 90 a 85. A campanha brasileira na AmeriCup somou cinco vitórias em seis jogos; o único revés foi para os Estados Unidos no último jogo da primeira fase, quando a equipe já estava classificada para as quartas de final.
O armador Yago Santos foi o maior pontuador da final, com 14 pontos — incluindo três arremessos de três pontos — e ainda distribuiu cinco assistências. Yago foi eleito o MVP da competição e integrado ao quinteto ideal (All Star Five), ao lado do ala Bruno Caboclo, que aplicou 11 pontos e sete rebotes. Gui Deodato anotou nove pontos e Vítor Benite marcou oito, contribuindo para o triunfo.
Além de Yago e Caboclo, o time ideal da AmeriCup contou com o argentino Juan Fernández, o norte-americano Javonte Smart e o canadense Kyshawn George.
O técnico Aleksandar Petrovic, que reassumiu o comando da seleção há um ano e quatro meses, apontou o desempenho defensivo da equipe como elemento decisivo para a conquista do título.
O próximo compromisso do Brasil serão as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2025, previstas para começar em novembro. A seleção está no Grupo C, ao lado de Venezuela, Colômbia e Chile.
Histórico de jogos do Brasil na AmeriCup
– 23 de agosto — primeira fase: Brasil 81 x 76 Uruguai
– 24 de agosto — primeira fase: Brasil 84 x 66 Bahamas
– 26 de agosto — primeira fase: Brasil 78 x 90 Estados Unidos
– 28 de agosto — quartas de final: Brasil 94 x 82 República Dominicana
– 30 de agosto — semifinal: Brasil 92 x 77 Estados Unidos
– 31 de agosto — final: Brasil 55 x 47 Argentina