O Governo de Mato Grosso do Sul abriu, na quinta-feira (28), a V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O encontro, com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, ocorreu no auditório da Faculdade Insted, em Campo Grande.
A conferência é organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania (SEC). A programação de abertura incluiu apresentação cultural e homenagens a mulheres que contribuíram para a implementação de políticas públicas no estado.
Representantes da sociedade civil, movimentos de mulheres, gestoras municipais, parlamentares e autoridades estaduais e federais participaram do evento. Entre os presentes estiveram a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa; a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Jamille Weiss; a secretária nacional de Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres, Rosane Silva; o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e o governador Eduardo Riedel.
A programação segue até sexta-feira (29) com painéis e grupos de trabalho sobre democracia e participação política, autonomia econômica, enfrentamento à violência contra as mulheres, direito ao território e sustentabilidade, educação não sexista e saúde integral. Ao término da conferência serão eleitas as delegadas que representarão Mato Grosso do Sul na etapa nacional, em Brasília, em setembro.