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domingo, setembro 7, 2025

Grupo português vence leilão para construção do túnel Santos-Guarujá

O consórcio português Mota-Engil, com participação da chinesa China Communications Construction Company (CCCC), venceu o leilão para construir o túnel entre Santos e Guarujá (SP). A disputa ocorreu nesta sexta-feira (5) na B3, em São Paulo.

A proposta vencedora ofereceu 0,50% de desconto sobre a contraprestação pública. A concorrente espanhola Acciona apresentou oferta sem desconto. O critério do leilão foi o maior percentual de desconto sobre a contraprestação pública máxima, fixada em R$ 438,3 milhões por ano.

A concessionária será responsável pela construção, operação e manutenção da travessia por 30 anos. O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, com aporte público de até R$ 5,14 bilhões — valor dividido igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal. O restante caberá à iniciativa privada.

O leilão contou com a presença de autoridades federais e estaduais, entre elas o vice-presidente, ministros e o governador de São Paulo.

Protesto
Durante o certame, um grupo realizou protesto em frente à sede da B3, apontando risco de desapropriações e falta de informações sobre impactos para moradores. Representantes da comunidade estimam que até 200 famílias possam ser afetadas, dependendo do traçado definitivo do projeto.

Suspensão rejeitada pelo TCU
Na véspera, o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), negou pedido do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU) para suspender o leilão. O pedido questionava suposto favorecimento a grupos estrangeiros por parte do modelo de financiamento, incluindo atuação do BNDES. O ministro considerou que a representação não trouxe provas concretas de irregularidades e entendeu que questões de financiamento são externas ao processo licitatório.

Características do túnel
O túnel Santos-Guarujá, maior obra do Novo PAC, será a primeira travessia submersa do Brasil e terá 1,5 km de extensão. Do total, 870 metros serão imersos, com módulos pré-moldados de concreto instalados no leito do canal portuário.

O projeto prevê três faixas de rolamento em cada sentido, sendo uma adaptada para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Também estão previstas ciclovia, espaço para pedestres e galeria de serviços. A licença ambiental prévia da Cetesb foi emitida em agosto de 2025.

Impacto na mobilidade
Atualmente, as principais travessias entre Santos e Guarujá são a rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), com percurso de 43 km e tempo médio de 60 minutos para veículos comerciais, e o sistema de balsas e barcas, com travessias que variam de 18 a 60 minutos conforme operação do porto. Segundo o governo paulista, as embarcações transportam diariamente mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

Com a conclusão do túnel, a travessia deve passar a levar até cinco minutos. O empreendimento também tem objetivo de aliviar o tráfego na rodovia, integrar bairros de Santos e Guarujá, estimular o turismo, fortalecer a economia local e reduzir emissões ao incentivar modos coletivos e sustentáveis de transporte.

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