A Polícia Militar antecipou para este fim de semana a Operação Verão 2025/2026. A ação mobilizará diariamente 1.380 policiais, com foco especial na orla da capital, nas cidades litorâneas e nas vias expressas e rodovias que dão acesso aos destinos turísticos mais procurados.
Como parte do planejamento, foi realizada uma reunião de alinhamento entre órgãos municipais e a PM para prevenir depredações em ônibus e crimes como roubos e furtos nos horários de saída das praias.
A operação prevê ampliação do uso de tecnologias de monitoramento e a atuação de equipes multidisciplinares. Essas equipes integrarão um protocolo de abordagem a crianças e adolescentes, firmado entre forças de segurança estaduais, órgãos municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades da sociedade civil.
O patrulhamento na faixa litorânea incluirá viaturas, motocicletas e quadriciclos com circulação também pela areia. Nas praias mais movimentadas serão instaladas tendas para apoio aos policiais e referência para a população.
Na capital, o policiamento estará concentrado entre o Leme e o Pontal, com emprego de cavalaria do Regimento de Polícia Montada e de unidades do Batalhão de Ações com Cães. Ônibus que se dirigem à orla serão monitorados e poderão ser interceptados se houver indícios de risco à segurança no transporte público. Operações também ocorrerão em terminais de ônibus e estações do metrô.