Brasília — O desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, neste domingo (7), teve como tema “Brasil Soberano” e reuniu personagens como o Curupira, o Zé Gotinha e o tamanduá-bandeira Labareda.
Arquibancadas lotadas acompanharam a passagem de estudantes, atletas e militares, que destacaram mensagens sobre soberania, a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) e propostas para o futuro do país.
Uma bandeira do Brasil de 140 metros quadrados foi carregada por participantes vestidos com as cores nacionais. A palavra “soberania” foi exibida durante o percurso, que também contou com a participação de veículos e aeronaves militares na Esplanada dos Ministérios.
Jovens levaram mudas de espécies nativas, em referência à preservação ambiental e ao legado para as próximas gerações. O Curupira esteve presente como símbolo associado à COP30 e à temática da proteção florestal.
A estrutura montada para o evento abriu por volta das 6h20. Por volta das 8h30, todas as vagas nas arquibancadas já estavam ocupadas. Quem chegou posteriormente acompanhou o desfile nos espaços entre as arquibancadas, devido ao esquema de segurança que delimitou distância entre o público e a área de passagem.
Houve relatos de público que não conseguiu acessar as áreas reservadas, incluindo pessoas que se dirigiram cedo ao local. Também foram registradas dificuldades de acesso para alguns espectadores com necessidades especiais, embora parte tenha conseguido assistir de arquibancadas comuns.
Visitantes de outras cidades marcaram presença para acompanhar o evento e a passagem do presidente da República. O desfile teve grande adesão popular e encerrou a programação cívica na Esplanada dos Ministérios.