Mais de 150 artistas participam de mais uma etapa do Ano do Brasil na França, iniciativa que desde maio promove ações culturais no país europeu em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A festa desta edição será em Montrouge, cidade situada a pouco mais de 6 km do centro de Paris. O encontro acontece no fim de semana, com a realização do Odoyá France em sábado e domingo.
A programação é totalmente gratuita e reúne diversas manifestações da cultura brasileira. Organizadores confirmam cortejos a partir do meio-dia, com um percurso de cerca de 300 metros até o Parc Jean Loup Metton. No local haverá ainda uma “praia” artificial de 5.000 metros quadrados dedicada ao evento e um palco para apresentações.
As atrações incluem capoeira, batucadas, dança afro, samba, shows ao vivo e DJs. No sábado, as atividades vão até as 23h; no domingo, até as 19h, no horário local. A Associação Cultural Brasileira Odoyá France, promotora do evento, estima público de aproximadamente 30 mil pessoas, entre brasileiros, franceses e turistas.
O cantor baiano Del Feliz é uma das atrações e levará forró ao festival no domingo.
O Ano do Brasil-França já teve edições em 2005, quando a cena artística brasileira foi apresentada na França, e em 2009, quando a cultura francesa foi trazida ao Brasil. Nesta terceira edição, cerca de 50 cidades francesas recebem, entre maio e dezembro, programação que abrange música, artes visuais, cinema e gastronomia.