23.5 C
Dourados
terça-feira, outubro 14, 2025

Seis presos em operação contra adulteração de bebidas em São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta terça-feira (14), seis pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha responsável por adulterar e falsificar bebidas alcoólicas em diversas cidades do estado. Um dos detidos também foi autuado por porte ilegal de arma.

Ação ocorreu no âmbito da Operação Poison Source, com cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão na capital e nas cidades de Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.

As investigações começaram após um flagrante registrado cerca de dez dias antes, quando foi detido considerado um dos maiores fornecedores de insumos e bebidas falsificadas do país. As autoridades apontam que esse fornecedor comercializava garrafas com rótulos, tampas e lacres aparentemente intactos, o que dificultava a identificação das falsificações.

A partir dessa prisão, a polícia identificou compradores dos insumos e localizou os pontos onde as bebidas eram adulteradas e comercializadas. Segundo os investigadores, os suspeitos atuavam de forma organizada, comprando frascos, selos e lacres falsificados para envasar bebidas de qualidade inferior e vendê-las a preços muito abaixo do mercado.

Durante as buscas foram apreendidos indícios de pagamentos, conversas e remessas de insumos. Há também sinais de que o material falsificado era distribuído para pelo menos seis outros estados.

Do total de 20 endereços vistoriados, 13 apresentaram suspeita de bebidas adulteradas, apontaram autoridades. Em alguns locais já foram realizados testes preliminares; em outros, as análises seguem pendentes.

A operação integra as ações do gabinete de crise do governo paulista no combate a intoxicações por metanol. O trabalho é coordenado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar, com apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,852FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS