35.4 C
Dourados
sexta-feira, outubro 17, 2025

Presidente do Inep afirma que PND elevará a qualidade dos docentes no país

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou detalhes da Prova Nacional Docente (PND), exame voltado a professores da educação básica que será aplicado em 26 de outubro.

O Inep publicou os locais de prova para os inscritos — ao todo, 1,08 milhão de candidaturas foram registradas para a avaliação.

Trata-se da primeira avaliação de docentes cuja pontuação poderá ser utilizada como critério de ingresso na carreira do magistério. Os resultados individuais terão validade de três anos e poderão ser aproveitados em concursos públicos e em processos seletivos simplificados realizados pelas redes ao final de cada ano letivo.

Do total de inscritos, cerca de 280 mil são concluintes de cursos de licenciatura. Aproximadamente 300 mil já atuam na docência, enquanto mais de 500 mil ainda buscam ingresso na carreira.

Vinte e dois estados e cerca de 1,5 mil municípios aderiram ao uso da PND em seus exames de seleção.

A prova avaliará 17 áreas de licenciatura. Cada caderno terá 80 questões: 30 sobre temas gerais da formação docente e 50 específicas de cada especialidade.

A PND integra o programa Mais Professores, que prevê concessão de bolsas de estudo para candidatos que, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ingressarem em cursos de licenciatura.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,850FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS