O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciou na terça-feira (14) o III Simpósio One Health – Saúde Única, no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. A programação se estende até quarta-feira (15).
Promovido pela Coordenadoria de Saúde Única da SES, o evento reúne especialistas, gestores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas para debater a integração entre saúde humana, animal e ambiental.
O simpósio tem foco no fortalecimento da governança intersetorial, na inovação em políticas públicas e na promoção da sustentabilidade por meio de ações conjuntas entre setores e instituições. Na abertura foram abordados temas como mudanças climáticas, uso de agrotóxicos, segurança alimentar e preservação ambiental.
Nas atividades constam mesas-redondas, palestras e debates sobre hospitais verdes, unidades sustentáveis, inovação tecnológica no SUS, mudanças climáticas e a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Saúde Única passou a constar no Plano Plurianual (PPA) do estado, segundo informações divulgadas pela SES. Entre os participantes do evento estiveram representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), do IBAMA em Mato Grosso do Sul, da Embrapa Gado de Corte, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MS).
O III Simpósio One Health – Saúde Única é realizado pela SES, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Saúde Única, em parceria com o COSEMS/MS.