23.3 C
Dourados
segunda-feira, outubro 20, 2025

Revalida 2025/2: começa hoje o prazo para envio do diploma médico

O prazo para envio da documentação comprobatória da formação médica dos candidatos da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Revalida (Revalida 2025/2) vai de segunda-feira (20) a sexta-feira (24). O exame foi aplicado no domingo (19) em todo o país.

O diploma, certificado ou declaração que comprove a conclusão do curso de medicina deve ser digitalizado frente e verso e enviado pelo Sistema Revalida nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

No mesmo sistema, os candidatos precisam informar a instituição de ensino estrangeira de origem do diploma e o ano de conclusão do curso.

Para ser aceito, o documento estrangeiro deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem (ou órgão equivalente) e autenticado pela autoridade consular brasileira. Documentos redigidos em idioma diferente de português, inglês, francês ou espanhol exigem tradução juramentada.

A ausência de envio de qualquer documento comprobatório implicará reprovação automática por falta de documentação. O edital prevê que não serão aceitos envios fora do prazo.

Candidatos que já tiveram a documentação de conclusão de curso aprovada em edições anteriores não precisam reenviá-la; a homologação é feita automaticamente pelo Sistema Revalida.

O resultado da análise documental será divulgado no Sistema Revalida em 17 de novembro. Caso o documento não seja aprovado, será possível apresentar recurso ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 17 e 21 de novembro. O resultado final do processo sairá em 5 de dezembro.

Se a documentação não atender às exigências do edital, o candidato ficará impedido de se inscrever na segunda etapa do exame, mesmo que tenha alcançado a nota de corte na primeira fase.

O Revalida avalia a formação de brasileiros e estrangeiros diplomados no exterior que pretendem exercer a medicina no Brasil. O exame é oferecido em duas edições anuais e é composto por duas etapas — prova teórica e avaliação de habilidades clínicas — que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade (saúde coletiva).

O Revalida não realiza classificação de instituições de ensino de outros países.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,849FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS