O Consórcio Infraestrutura PR — formado pela EPR e pelo Perfin Voyager Fundo de Investimento — venceu o leilão do lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná realizado na B3, em 23 de outubro. O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do governador do Paraná, Ratinho Junior.
A concessão faz parte de um pacote de seis lotes organizado em conjunto pelo governo federal e pelo estado do Paraná, por intermédio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os certames seguem até 30 de outubro, quando está prevista a venda do lote 5.
Quatro empresas apresentaram propostas em envelopes fechados para o lote 4. As ofertas iniciais foram: Motiva (ex-CCR) com desconto de 9,14% na tarifa; Mota-Engil, 6,23%; Consórcio Infraestrutura PR, 18,52%; e Reune Rodovias Holding, 21,20%. Como houve mais de uma proposta, o leilão avançou para a etapa de viva-voz, em que Mota-Engil e Motiva foram eliminadas por terem apresentado os descontos menores.
Na fase oral, o Consórcio Infraestrutura PR apresentou o único lance do dia e arrematou o lote com desconto de 21,30%, superando a Reune Rodovias Holding.
O lote 4 engloba 627,52 quilômetros e abrange três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986). O trecho corta as regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, ligando o acesso na fronteira com o Paraguai em Guaíra até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina.
O contrato prevê investimentos de R$ 18,17 bilhões. A concessionária terá a responsabilidade por obras de duplicação, implantação de faixas adicionais, contornos, vias marginais, passarelas de pedestres, acessos e Pontos de Parada de Descanso para caminhoneiros. Segundo o ministério, a concessão deve beneficiar 39 municípios e gerar cerca de 156 mil empregos.
Nos outros lotes já definidos, o grupo Pátria arrematou o lote 1; o Consórcio Infraestrutura ficou com o lote 2; a CCR venceu o lote 3; e a EPR conquistou o lote 6.



