25.6 C
Dourados
sexta-feira, outubro 24, 2025

México repudia ataques militares dos EUA contra embarcações

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou nesta quinta-feira (23) os ataques militares dos Estados Unidos contra embarcações supostamente vinculadas ao narcotráfico em águas internacionais, incluindo um episódio relatado no Pacífico Oriental.

A manifestação da chefe do Executivo mexicano ocorreu após a divulgação, pelo secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, de um ataque descrito como “cinético letal” ordenado pelo presidente Donald Trump contra uma embarcação no Pacífico, que resultou em três mortos. Hegseth afirmou em redes sociais que operações desse tipo continuarão e classificou os alvos como narcoterroristas.

Segundo informações oficiais, este foi o oitavo ataque dos Estados Unidos desde setembro, que teriam causado ao menos 37 mortes sem processo judicial. Especialistas das Nações Unidas têm qualificado essas ações como execuções extrajudiciais.

Sheinbaum ressaltou a necessidade de respeito à soberania e ao direito internacional diante dessas operações. Ela também fez referência à reforma constitucional aprovada no México este ano, voltada a fortalecer a soberania e a autodeterminação do país frente a intervenções externas.

Questionada sobre a polêmica pública entre Trump e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, a presidente mexicana evitou aprofundar o tema e reafirmou a estratégia de política externa do México, que prioriza o diálogo franco com os Estados Unidos, a busca por acordos e a defesa dos mexicanos residentes naquele país.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,848FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS