A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promove na terça-feira (28) um debate em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para marcar os 18 anos da empresa. O encontro será às 10h, no Auditório Pompeu de Sousa da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB.
Entre os participantes confirmados estão a primeira presidenta da EBC, Tereza Cruvinel; os ex-presidentes Ricardo Melo, Kariane Costa e Hélio Doyle; a ex-ministra da Secom/PR Helena Chagas; o ex-presidente da Radiobrás e professor da USP Eugênio Bucci; e o presidente do Comitê Editorial e de Programação (Comep), Pedro Rafael Vilela.
Também foram anunciadas as presenças da diretora da Faculdade de Comunicação da UnB, Dione Moura, e do professor Fernando Oliveira Paulino, coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) e presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).
Histórico
A EBC foi criada por decreto presidencial em 24 de outubro de 2007. A formação da empresa decorreu do debate promovido no Fórum da TV Pública, realizado em 2006, com participação do Ministério da Cultura e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A nova empresa resultou da fusão das estruturas da TVE e da Radiobrás. A EBC também herdou parte do patrimônio da comunicação pública brasileira, cujas origens remontam à criação da Rádio Sociedade no Rio de Janeiro, posteriormente transformada na Rádio MEC. Em 2025, a Rádio MEC completou 102 anos.
Serviço
O evento é aberto ao público e à comunidade acadêmica. Inscrições devem ser feitas por e-mail, informando nome, órgão ou faculdade, CPF e telefone, para cerimonial@ebc.com.br.



