A Polícia Federal (PF) corre risco de suspender a emissão de passaportes para brasileiros no fim deste ano por falta de recursos orçamentários. A informação foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em nota nesta sexta-feira (24).
Segundo o ministério, têm sido adotadas ações coordenadas para tentar garantir a continuidade do serviço prestado pela PF, órgão vinculado à pasta. A área econômica do governo vem sendo acionada para viabilizar a liberação de verbas necessárias ao atendimento.
Não é a primeira vez que o serviço enfrenta paralisação por insuficiência orçamentária. A PF já interrompeu a emissão de passaportes em junho de 2017 e novamente entre novembro e dezembro de 2022 por motivos semelhantes.
O ministério também ressaltou o caráter essencial do serviço e informou que medidas estão em curso para evitar qualquer interrupção no atendimento à população.
Para 2025, a taxa para emissão de passaporte comum está fixada em R$ 257,25. Em situações específicas, o valor pode chegar a R$ 514,50.



