A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou neste domingo (26) uma nota sobre o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionado às medidas tarifárias que atingem as exportações brasileiras.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que a primeira reunião entre as diplomacias do Brasil e dos EUA para revisar o aumento tarifário ocorreria ainda neste domingo.
Segundo o anúncio oficial, as negociações brasileiras serão conduzidas pelo próprio chanceler, com o auxílio do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa.
Do lado norte-americano, as tratativas ficarão a cargo do secretário de Estado Marco Rubio e do secretário do Tesouro Scott Bessent.
Em julho, a administração norte-americana instituiu um aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. Após a medida, autoridades brasileiras, incluindo ministros e integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), sofreram revogação de vistos e outras sanções por parte do governo norte-americano.



