A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) foi aplicada neste domingo (26) em escolas do país, incluindo uma sessão no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, na região central do Rio de Janeiro.
Entre os candidatos estava Ingrid Nascimento Abreu, 60 anos, professora da rede municipal de Duque de Caxias. Ela, que atua há quatro anos com educação infantil e atendimento a alunos com autismo, chegou ao local antes da abertura dos portões, ao meio-dia.
Também fizeram a prova professores como Vagner Bastos, 64 anos, da rede estadual na Ilha do Governador, com atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no ensino médio, e a recém-formada em Letras pela Uerj Fernanda Lima Figueiredo da Silva, 25 anos, presente à aplicação.
Apelidada de “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores”, a PND constitui uma porta de entrada para o magistério público. Redes de ensino poderão adotar as notas da prova, a partir de 2026, como critério único ou complementar na seleção de docentes. Nesta edição, 1.086.914 candidatos se inscreveram.
A avaliação tem duração de cinco horas e meia e utiliza a mesma matriz da prova teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para licenciaturas, cuja versão de 2024 passou a focalizar cursos de formação docente.
Conforme o edital da PND 2025, a prova é dividida em duas partes: formação geral e componente específico. A parte de formação geral traz 30 questões objetivas e uma questão discursiva sobre temas ligados à formação de professores. A parte específica inclui 50 questões de múltipla escolha, direcionadas às competências e conteúdos de 17 áreas de licenciatura: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia; e química.
Nesta edição, 1.508 municípios, entre eles 18 capitais, e 22 secretarias estaduais de educação aderiram voluntariamente à prova.
Segundo o Ministério da Educação, a PND tem como objetivo incentivar a realização de concursos públicos e ampliar o quadro de professores efetivos nas redes de ensino brasileiras.



