O Botafogo abriu vantagem duas vezes, mas cedeu o empate por 2 a 2 ao Santos neste domingo (26), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos. A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional.
Com o resultado, o Botafogo soma 47 pontos e ocupa a sexta colocação, última vaga do G-6, zona de classificação à Copa Libertadores. O Santos chega a 32 pontos, na 16ª posição, e segue como o último time fora do Z-4, a zona de rebaixamento; tem um ponto a mais que o Vitória, 17º colocado.
O primeiro gol saiu já aos 22 segundos, após recuperação de bola do volante Danilo. Jeffinho avançou pela esquerda e lançou Joaquín Correa, que finalizou às costas do zagueiro Adonis Frías, superando o goleiro Gabriel Brazão. Foi o gol mais rápido do Brasileirão, batendo a marca registrada pelo Atlético-MG diante do Ceará no sábado (25).
O Santos reagiu aos 25 minutos: Igor Vinícius cruzou pela direita e o lateral Souza antecipou-se na pequena área para igualar o placar. O Botafogo retomou a dianteira aos 38, quando Correa tabelou com Jeffinho e acertou o ângulo de Brazão.
No segundo tempo, o Botafogo pressionou, mas parou em defesas do goleiro santista. Aos 22 minutos, após falta na área cometida por Vitinho sobre Souza, foi marcada penalidade, que Álvaro Barreal converteu para deixar o jogo em 2 a 2. A igualdade manteve o duelo equilibrado até o apito final.
Em Porto Alegre, outro jogo da rodada terminou com vitória do Grêmio sobre o Juventude por 3 a 1, na Arena. O atacante Carlos Vinícius marcou os três gols do Tricolor; Igor Formiga descontou para o Juventude. O Grêmio foi a 39 pontos e subiu para o 11º lugar. O Juventude permanece com 26 pontos e está em 19º, dentro da zona de rebaixamento, seis pontos atrás do Santos.



