A organização brasileira da Cúpula do Clima, marcada para 6 e 7 de novembro em Belém, informou que as credenciais da COP30 — prevista entre 10 e 21 de novembro — não serão aceitas para acesso ao evento preparatório.
Para entrar na cúpula é obrigatória uma credencial específica. O prazo para solicitação termina às 18h do dia 31 de outubro. O pedido deve ser feito exclusivamente pelo site cop30.br, na aba “imprensa”. Não haverá credenciamento no local e solicitações fora do prazo serão automaticamente recusadas.
A documentação exigida inclui foto recente e documento de identificação com foto: RG ou CNH para brasileiros e passaporte para estrangeiros. Também é necessária uma carta oficial do veículo de imprensa, em papel timbrado, assinada pelo editor-chefe, atestando vínculo profissional e solicitando cobertura do evento.
A Cúpula do Clima de Belém reunirá chefes de Estado, ministros e líderes internacionais para tratar dos desafios das mudanças climáticas. A programação prevê a Plenária Geral dos Líderes, com discursos de chefes de Estado e representantes de organismos internacionais.
Haverá sessões temáticas presididas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abordando Clima e Natureza — Florestas e Oceanos; Transição Energética; e os dez anos do Acordo de Paris. O evento também deve marcar o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que reunirá países florestais tropicais e investidores.



