27.2 C
Dourados
segunda-feira, outubro 27, 2025

SES reafirma compromisso com a sustentabilidade na 16ª edição do Drive-Thru da Reciclagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) participou da 16ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, realizada de 23 a 25 de outubro no estacionamento ao lado do Bioparque, em Campo Grande.

Organizado pela startup Du Bem Negócios Sustentáveis e apoiado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e por parceiros públicos e privados, o evento tem foco em práticas de sustentabilidade, educação ambiental e economia circular.

A presença da SES se deu por meio da Coordenadoria de Saúde Única, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) e da Vigilância Ambiental. As equipes promoveram atividades sobre educação em saúde, prevenção de riscos e orientações para o descarte adequado de resíduos.

No espaço dedicado ao CIATox foram oferecidas orientações sobre prevenção de intoxicações por animais peçonhentos, exposição a animais e plantas tóxicas e descarte correto de medicamentos vencidos. Também foram informados procedimentos para o descarte de pilhas, lâmpadas e equipamentos eletrônicos, além da importância do saneamento básico para a redução de problemas de saúde.

Foram realizadas atividades lúdicas e interativas voltadas a crianças e visitantes, com o objetivo de estimular a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis nas famílias e comunidades.

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) participou levando ações educativas relacionadas à gestão de resíduos e ao saneamento, com foco na interação com estudantes e na disseminação de conhecimentos sobre responsabilidade ambiental.

O Drive-Thru da Reciclagem abordou temas como educação ambiental, saúde única, logística reversa, economia criativa, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), inovação e empreendedorismo verde.

Desde a criação, em 2020, o programa contabiliza mais de 127 toneladas de resíduos recolhidos; preservação estimada de 700 milhões de litros de água; participação de 46 mil pessoas; doação de 34 mil mudas; e milhares de alunos alcançados por ações educativas.

Crédito das fotos: André Lima e Vigilância em Saúde Ambiental.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,845FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS