O Fortaleza Basquete Cearense realizou treino no Ginásio do Maracanãzinho na véspera do confronto com o Flamengo pelo NBB. Enquanto parte do elenco trabalhava em quadra, a música ambiente — em ritmo de pagode — chamou atenção no entorno da atividade.
A equipe vem sendo comandada pela sérvia Jelena Todorovic, 32 anos, anunciada pelo clube em julho. A chegada de Todorovic representa a estreia dela como head coach na carreira profissional. A direção do Fortaleza concedeu liberdade à técnica para montar o elenco e implantar um sistema de jogo com ideias próprias.
Nos primeiros compromissos do NBB, todos realizados no Rio de Janeiro, o Fortaleza somou duas vitórias, contra Vasco e Botafogo, antes de ser superado pelo Flamengo. Após a contratação, Todorovic manteve contato com o treinador da seleção brasileira masculina, Aleksandar Petrovic, para se ambientar ao cenário do basquete nacional.
A adaptação à cultura e ao idioma brasileiros tem sido parte do processo de integração da técnica com o grupo. Sua presença no banco também quebrou um tabu no basquete masculino nacional: ela é a primeira mulher a comandar um time na história do NBB, liga criada em 2009.
Todorovic já foi vista à beira da quadra usando um blazer, imagem que começou a se repetir nos primeiros jogos. Com a temporada em curso, a treinadora acumula experiências iniciais enquanto constrói sua identidade à frente do Fortaleza Basquete Cearense.




