18 C
Dourados
quinta-feira, outubro 30, 2025

Anvisa proíbe duas substâncias usadas em unhas de gel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de duas substâncias presentes em alguns produtos para aplicação de unhas que exigem cura por luz ultravioleta ou LED. A resolução que institui a proibição foi aprovada nesta quarta-feira (29).

As substâncias vetadas são o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). A Anvisa informou que o DMPT pode causar câncer em seres humanos e que o TPO apresenta toxicidade reprodutiva, com potencial de afetar a fertilidade.

A medida vale para qualquer produto cosmético e busca reduzir riscos para consumidores e, especialmente, para profissionais que trabalham com essas formulações. Segundo a agência, a decisão alinha o Brasil aos padrões adotados recentemente pela União Europeia, que também baniu os mesmos ingredientes.

A resolução determina proibição imediata da fabricação, importação e da concessão de novos registros ou notificações de produtos que contenham TPO ou DMPT. Empresas e estabelecimentos comerciais terão 90 dias para interromper a venda ou o uso dos itens já presentes no mercado.

Decorrido esse prazo, a Anvisa cancelará todos os registros e notificações desses produtos. As empresas responsáveis deverão organizar o recolhimento dos estoques remanescentes em lojas e distribuidoras.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,841FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS