O projeto “A Valsa em Lugares Esquecidos”, idealizado e protagonizado pela atriz Tauanne Gazoso, levou teatro a mulheres privadas de liberdade em Campo Grande.
A montagem apresentada foi “Valsa nº 6”, de Nelson Rodrigues, com apresentações em duas unidades administradas pela Agepen: o Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada e o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”.
A iniciativa contou com apoio da Agepen por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária. Foram realizadas cinco apresentações e duas rodas de conversa, envolvendo cerca de 150 mulheres em situação de prisão.
A peça acompanha a história de Sônia, uma jovem assassinada que busca compreender as circunstâncias de sua morte, transitando entre memórias e delírios. Na adaptação assinada por Tauanne Gazoso, o texto original foi reconfigurado para abordar temas como liberdade, identidade e resiliência.
As sessões ocorreram em pátios e auditórios das unidades, com estrutura simples transformada em palco para as apresentações. Antes das apresentações no sistema prisional, a peça foi exibida no Sesc Teatro Prosa.
O projeto foi contemplado por edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com execução da Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundac.
Fonte: Comunicação Agepen. Fotos: Lunar Fotografia.




