A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária será vermelha, patamar 1, durante o mês de outubro. O adicional será de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Em agosto e setembro, o sistema estava em bandeira vermelha patamar 2, com sobretaxa de R$ 7,87 por 100 kWh. Para outubro, a agência decidiu reduzir o nível para o patamar 1.
A medida foi motivada pelo volume de chuvas abaixo da média, que levou à queda nos níveis dos reservatórios e reduziu a capacidade de geração das hidrelétricas. Com isso, houve necessidade de acionar usinas termelétricas, cujo custo de operação é maior.
A Aneel também registrou que a geração solar é intermitente e não supre o sistema ao longo de todo o dia, o que reforça a demanda por termelétricas em horários sem insolação e no horário de ponta.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, traduz os custos variáveis da geração de energia. Na bandeira verde não há acréscimo na conta; nas bandeiras amarela e vermelha aplicam-se valores adicionais por cada 100 kWh consumidos.




