Os candidatos da segunda etapa do Revalida 2025/1 que recorreram contra a versão preliminar das questões já podem consultar o parecer final das bancas de especialistas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o resultado no Sistema Revalida, onde também estão disponíveis as razões de deferimento ou indeferimento de cada recurso.
O exame verifica se médicos formados no exterior detêm as competências, habilidades e conhecimentos exigidos para o exercício profissional no Brasil. O objetivo é contribuir para a qualidade do atendimento médico e a conformidade com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os resultados definitivos estão previstos para esta sexta-feira (31). Para aprovar a segunda etapa do Revalida 2025/1, é necessário alcançar ao menos 65,655 pontos em uma escala de 100.
Os candidatos aprovados deverão indicar, até sábado (1º), a universidade parceira responsável pela revalidação do diploma, procedimento que deve ser realizado exclusivamente no Sistema Revalida e respeitando a disponibilidade de vagas.
O Revalida é realizado duas vezes ao ano e se destina a estrangeiros formados em medicina no exterior e a brasileiros que concluíram a graduação em outro país. O exame é composto por fases teórica e de habilidades clínicas, integrando as cinco grandes áreas da medicina:
– Clínica médica;
– Cirurgia;
– Ginecologia e obstetrícia;
– Pediatria e medicina de família;
– Comunidade (saúde coletiva).
O Revalida não realiza classificação de instituições de ensino superior estrangeiras.




