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sábado, novembro 1, 2025

Mato Grosso do Sul e BNDES firmam parceria de R$ 2,5 bilhões para modernizar a logística regional

Uma equipe técnica do BNDES visitou Mato Grosso do Sul na semana passada para inspeção de trechos das obras nas rodovias MS-380, MS-289 e MS-276 e para avaliar o andamento do programa Invest Impacto, voltado à modernização da infraestrutura logística estadual.

A parceria entre o governo estadual e o BNDES foi assinada em 2023 e passou a ser operacionalizada em 2025. O acordo prevê investimentos de até R$ 2,5 bilhões para recuperação, pavimentação e monitoramento de rodovias estratégicas, com foco em melhorar a competitividade logística e o escoamento da produção agroindustrial.

O Invest Impacto foi estruturado a partir do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e articula diferentes fontes de financiamento.

O primeiro Relatório de Aprovação de Projeto (RAP1) totaliza cerca de R$ 600 milhões e está em execução, com avanço estimado entre 45% e 50%. As frentes de trabalho contempladas no RAP1 incluem:
– MS-436 (lotes 1 e 2), entre Camapuã e Figueirão;
– MS-276 (lotes 1 e 2), entre Indápolis e Deodápolis;
– MS-347, no trecho que liga Dois Irmãos do Buriti à BR-419.

As primeiras entregas desses trechos estão previstas a partir do segundo semestre de 2026, com cronograma contratual estendido até 2027.

O segundo relatório (RAP2), validado em outubro, amplia o escopo do programa e incorpora novas frentes nas rodovias:
– MS-444, entre Selvíria e o entroncamento com a MS-112;
– MS-320, entre Três Lagoas e a MS-377;
– MS-380 (lotes 1 e 2), do entroncamento com a MS-164 até a BR-463;
– MS-289, do entroncamento com a MS-180 até a MS-156.

O BNDES realizou a segunda missão técnica no Estado, iniciando uma fase de acompanhamento mais próximo das obras em campo. O banco adota monitoramento contínuo, tanto documental quanto presencial, e realiza liberações de recursos conforme o cumprimento das metas e resultados previstos em contrato.

O governo estadual prepara agora o terceiro relatório de aprovação de projetos (RAP3), que deve incluir novos trechos a serem financiados até o fim de 2025. A expectativa é atingir o teto contratual de R$ 2,5 bilhões, consolidando a maior operação de crédito já firmada pelo Estado para infraestrutura rodoviária.

O Invest Impacto tem potencial para promover integração regional e elevar a produtividade, reforçando a competitividade de Mato Grosso do Sul nos corredores logísticos que ligam o Centro-Oeste aos portos do Atlântico e do Pacífico.

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