Escolas da rede pública e universidades do Rio de Janeiro retomaram o expediente normal nesta quinta-feira (30), após suspensão provocada pela Operação Contenção, que deixou 119 mortos na terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão, na zona norte.
A Universidade Federal Fluminense (UFF) informou que as atividades administrativas e acadêmicas presenciais foram restabelecidas. A retomada foi baseada na classificação de risco em Estágio 1 pelo Centro de Operações do município, que indicou funcionamento normal dos modais de transporte e liberação das vias, sem registros de eventos que interfiram de forma significativa na rotina.
A UFF também comunicou que seguirá acompanhando a evolução da situação de segurança e adotará novas medidas caso necessário.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmou a volta das aulas e dos serviços administrativos presenciais em todos os campi nesta quinta-feira. A reitoria disse que continuará monitorando as condições de segurança para definir eventuais ações futuras.
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) igualmente retomou, em expediente regular, as atividades acadêmicas e administrativas em todos os seus campi.
As redes municipal e estadual de ensino também voltaram às atividades normais. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, apenas duas escolas permanecem fechadas na área afetada pelos confrontos.




