Consumidores com dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades contratadas junto a bancos e instituições financeiras têm até o próximo dia 30 para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.
Mais de 160 instituições integram a iniciativa, que conta com a participação de parceiros como o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não fazem parte do mutirão.
As negociações podem ser realizadas diretamente pelos canais oficiais das instituições ou por meio do portal Consumidor.gov.br, serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo. Para usar a plataforma é necessário ter conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br.
Podem ser negociadas dívidas em atraso que não tenham bens dados em garantia, assim como débitos prescritos. O mutirão oferece condições específicas como parcelamento, descontos no valor total e redução de juros para refinanciamento. Consumidores em situação de superendividamento têm um fluxo de negociação diferenciado e podem requerer apoio do Procon para a elaboração de um plano de pagamento.
Todas as informações sobre o mutirão, a lista completa das instituições participantes e os canais disponíveis para negociação estão reunidas na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban. Para aderir, o consumidor pode acionar o canal digital do seu banco ou registrar-se no portal de atendimento ao consumidor, selecionar a instituição e seguir as orientações. A empresa tem até dez dias para analisar e responder à solicitação.
Para checar pendências em instituições financeiras, há relatório atualizado mantido pelo Banco Central, denominado Registrato. No caso de dívidas com empresas não financeiras, é possível buscar oportunidades de negociação no Feirão Serasa Limpa Nome, que inclui débitos com varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, instituições de ensino e financeiras. Também há a alternativa de negociar em agências dos Correios que participam do feirão.




